No Barão Vermelho, Frejat já causava frisson na mulherada desde os anos 80, e sua carreira solo não fica atrás. Dono de uma forte e característica voz grave, eleito (por uma revista britânica) o melhor guitarrista brasileiro dos anos 80 e carismático, Roberto Frejat ainda faz muito sucesso com sua poesia em forma  de música. Músicas para se apaixonar e para refletir. Segredos, música do seu primeiro álbum solo ainda é recitada como mantra por milhões de solitários apaixonados por aí, mas seu repertório é vasto e possui músicas tão ou mais interessantes quanto. O Que Mais Me Encanta é um bom exemplo do que estou falando.

É interessante a maneira como ele trabalha a estética e desvencilha a beleza do status quo, do padrão adônico e da ditadura corporal que a moda e a mídia impõe virulentamente. Apaixonar-se por uma beleza sem imagem e por características marcantes (o mundo chamaria de defeitos, feiura) que transformam o objeto de desejo em algo único, perfeito por justamente possuir uma harmônica falta de perfeição. É fácil desenhar mentalmente a figura da mulher que ele tão habilmente descreve, da mesma forma que é fácil conhecer e se simpatizar com sua personalidade viva. Difícil mesmo é não se encantar também por ela.

Com uma fórmula eficaz de perfeita simetria entre voz, letra e instrumental, Frejat nos causa uma estase sinestésica e nos permite experimentar cada uma das sensações que a música descreve. Enfim, é uma música para redescobrirmos o que é se apaixonar, para repensarmos a beleza e para perscrutarmos também a nossa “besta-fera” dentro de nós. Ouvir a sós é reflexão, ouvir a dois é inspiração.

Abaixo, o vídeo com a música e, em seguida, a simples e linda letra:

O que mais me encanta… em você,
É a tua capacidade de me enlouquecer;
A tua sensualidade ardente,
Teus dentes separados na frente;
Teu sorriso esperto de quem muito já sofreu,
Tua inteligência moleque, de pernas tortas,
Teu delírio otimista à beira da sorte;
Teu rosto infantil,
Teus traços fortes;

O que mais me encanta… em você,
É o teu peito, num vestidinho colado,
A tua sensualidade ardente
Teus dentes separados na frente
Teu sorriso esperto de quem muito já sofreu
O poder eletrizante que o teu sim
Exerce na besta-fera dentro de mim
A possibilidade de um mundo pequeno
Conter uma enorme galáxia
E ter me transformando em alguém mais perto
Do que eu idealizo ser.

O que mais me encanta em você
É a tua capacidade de me enlouquecer
O que mais me encanta em você
É a tua capacidade de me enlouquecer.

[wp-review id=”65867″]